quarta-feira, 20 de junho de 2007

Grêmio, Boca e os "Aflitos"


Hoje o Grêmio enfrenta o Boca precisando marcar 3 gols pra ir para os pênaltis e 4 para ser campeão direto.

No primeiro jogo, em Buenos Aires, tomou 3.


É possível reverter essa vantagem?

Aos céticos impossível.

Lembremos, no entanto, que foi o time tricolor gaúcho, apelido como Imortal por seus torcedores, um dos times participantes da histórica final da série B: “Batalha dos Aflitos”.

Jogo apontado por muitos amantes do futebol como um dos melhores da história do futebol.

Rememoremos resumidamente o jogo:

“A partida transformou em herói um rapaz que no início do ano era quarto goleiro da equipe. (Gallato). E que confirmou o "status" de craque de um garoto que sequer completou a maioridade (Anderson). Com quatro jogadores expulsos e ainda o goleiro, Gallato conseguiu pegar 2 pênaltis na partida, o time do Grêmio naquele dia conseguiu fazer algo sobrenatural e que dificilmente acontecerá em lugar algum, marcar 1 gol e ainda ser o campeão do torneio aos 59 minutos do segundo tempo, após as paralisações.”
O Boca Juniors é um adversário argentino de hoje, fortíssimo e tradicional por ter um retrospecto amplamente positivo nos confrontos contra times brasileiros.

Resta-nos, portanto, como torcedores brasileiros se não torcer pelo Grêmio ao menos reavivar nossa memória e grandiosidade pelo feito gaúcho.
Gol do Grêmio narrado por uma rádio em Recife incréduda e estarrecida com o acontecimento.
http://www.youtube.com/watch?v=-LgxtcD700E

Para mostrar um exemplo de superação, esse vídeo ilustra os momentos que mostram o quão inacreditável pode ser o futebol.
http://www.youtube.com/watch?v=iv-IPwP24z0

O futebol passa a ser apaixonante por proporcionar aos seus espectadores a possibilidade de sonhar com o êxito. Independente do resultado, aos leitores fica a mensagem de que:

" Futebol é assim mesmo, um dia a gente ganha, outro dia a gente perde, mas por que é que, quando a gente ganha, ninguém se lembra de que futebol é assim mesmo? "
Carlos Drummond de Andrade in "Jogo à distância"

Um comentário:

Leo Morato disse...

Junto com a final da Mercosul entre Palmeiras e Vasco, Grêmio e Náutico é o jogo mais emocionante que eu vi na vida!